A sociedade cada vez mais exige que os resultados das pesquisas científicas sejam compartilhados não só colegas e especialistas da área, mas com a comunidade não acadêmica também.
A maior parte das pesquisas científicas demanda recursos públicos e o seu resultado precisa ser conhecido não só pelos especialistas; é uma forma de prestação de contas.
Não são apenas pesquisadores que estão interessados em ler literatura acadêmica ou artigos científicos. Hoje, um número crescente de cidadãos que não trabalham na academia está interessado em se informar acerca dos avanços da ciência e como isso afeta as suas vidas.
A comunicação entre especialistas e não especialistas contribui para o fortalecimento do crédito na ciência, reduz a desinformação e inspira as gerações futuras.
Esta comunicação também auxilia na tomada de decisão baseada em evidências científicas entre o público em geral. Ações de comunicação da ciência para não especialistas auxiliam no processo de distinguir informações autênticas e combate às fake news.
A pauta da ciência está na sociedade, cientistas e periódicos podem contribuir para que o debate e a discussão sobre ciência, com a divulgação de resumos para não especialistas.
Um resumo para não especialista é uma explicação concisa de uma pesquisa apresentada em linguagem não-técnica, clara e acessível, para ajudar o público geral a entender os resultados de uma pesquisa acadêmica.
A partir do Vol. 3, todos os artigos publicados em Cadernos de Linguística virão acompanhados de um resumo para não especialistas.
O resumo para não especialistas deve descrever, em linguagem clara e acessível, o conteúdo do artigo, usando no máximo 200 palavras. Assim como no resumo principal, deve evitar citações, siglas e abreviações.
Estas são algumas diretrizes para escrever um resumo para não especialistas:
- Explique por que você realizou sua pesquisa e as implicações de seus resultados: o que pode mudar na vida da sociedade?
- Use linguagem clara e acessível. Quando um termo técnico for necessário, sempre o defina em termos que o público geral possa compreendê-lo.
- Descreva como seu trabalho contribui para problemas do cotidiano.
- Use um tom amigável e simplificado, mas sem subestimar a capacidade do leitor. O texto não deve ser projetado para entreter o leitor, mas para transpor em linguagem clara e acessível o conteúdo científico.
- Sempre que possível, use recursos visuais, para tornar a compreensão mais fácil e acessível.
- Peça a um conhecido não acadêmico que leia o seu resumo e pergunte se foi possível compreender o conteúdo.