Compartilhe
07.04.2022

Coavaliação

CadLin procura encorajar e reconhecer práticas responsáveis na pesquisa e promover uma cultura de investigação que apoie a colaboração, a diversidade, a inclusão e a transparência. CadLin investe na cultura da pesquisa de várias maneiras. Como parte do processo editorial, CadLin publica, de maneira não anônima, os pareceres dos artigos aceitos e as respostas dos autores aos pareceres. Esta abordagem credita explicitamente o trabalho autoral desenvolvido pelos pareceristas bem como reforça a importância de uma publicação revisada que privilegia o diálogo aberto entre pares.

Visando solidificar a cultura de avaliação aberta, bem como promover a formação de pareceristas que compreendam a importância dessa cultura, CadLin encoraja seus pareceristas a convidarem copareceristas para o trabalho editorial. Copareceristas são pesquisadores em formação ou em início de carreira, ou técnicos especialistas, que avaliam um artigo conjuntamente com o parecerista convidado para o trabalho editorial. Esta é uma oportunidade de experiência e aprendizado. Além disso, como os pareceres de CadLin são publicados com DOI exclusivo, essa atividade conta também como produto acadêmico para o currículo.

Caso opte por ter um coparecerista, o parecerista convidado deve informar essa decisão ao editor. O parecer enviado, nesse caso, precisa incluir o nome e a afiliação do coparecerista no parecer e informar o e-mail do coparecerista na caixa ‘Comentários ao Editor’ do formulário de avaliação. Essa informação é importante para que o coparecerista receba o seu certificado de parecer concluído e seja devidamente creditado na publicação do parecer.

Destacamos que o parecerista convidado será o principal ponto de contato no processo de revisão e é o responsável final por ele. O parecerista e o coparecerista devem concordar com a redação da revisão, e ambos precisam seguir as mesmas regras sobre conflito de interesses.

CadLin acredita que o sistema de emissão de pareceres feito em parceria, envolvendo processos formativos e dialógicos, propicia dinamismo e transparência para este periódico e, mais que isso, avança no sentido de assegurar a prática da ciência aberta.

Mais notícias