Os Relatos Registrados são uma forma de artigo empírico em que os métodos e as análises propostas são pré-registrados e avaliados antes da realização da pesquisa. As propostas pré-registradas que atendem a altos padrões científicos são então aceitas provisoriamente antes que os resultados sejam conhecidos, independentemente dos resultados.
Em muitas áreas da ciência, resultados positivos são, em geral, mais publicados que resultados negativos ou inconclusivos, mesmo quando a qualidade metodológica dos estudos é a mesma. Os Relatos Registados são uma forma de eliminar esse viés no processo de publicação, uma vez que os artigos são provisoriamente aceitos antes que os resultados existam.
O viés da publicação, por sua vez, acaba impulsionando várias formas de viés de pesquisa. Assim, por exemplo, sabendo que é mais fácil publicar resultados positivos, pesquisadores (mesmo inconscientemente) acabam selecionando resultados que consideram publicáveis, ou até mesmo alterando suas hipóteses de trabalho. Ao exigirem o compromisso com hipóteses e planos de análise antes do início da pesquisa, os Relatos Registrados funcionam como um método de neutralizar esse viés.
Os Relatos Registrados apresentam-se como um incentivo a práticas de pesquisa transparentes. Com este modelo, a avaliação feita por pares antes da execução da pesquisa pode ajudar a resolver problemas nos desenhos dos estudos antes que eles ocorram, maximizando a qualidade e o impacto da pesquisa e superando uma fonte de estresse para os autores no processo de publicação. O modelo também viabiliza a realização de estudos de replicação e de projetos inovadores que podem ser considerados arriscados em uma lógica que privilegia a publicação de resultados positivos. O modelo evita que a publicação seja rejeitada por revisores com base nos resultados que diferem de expectativas ou desejos.
Seguindo uma tradição inovadora, Cadernos de Linguística lança chamada para publicação de Relatos Registrados. Leia a chamada completa aqui e submeta a sua proposta!