Compartilhe
09.08.2023

Chamada: Além das Letras

Chamada de Trabalhos

Além das Letras: Perspectivas sobre os Impactos do Analfabetismo a partir da Linguística e Além

É com satisfação que anunciamos a chamada de artigos para a próxima edição especial da revista Cadernos de Linguística, publicada pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin), intitulada Além das Letras: Perspectivas sobre os Impactos do Analfabetismo a partir da Linguística e Além. Convidamos você a contribuir para este volume, compartilhando suas descobertas e insights de pesquisa no campo do analfabetismo e da linguística.

O interesse teórico pelo analfabetismo em populações não familiarizadas com a escrita levou a pesquisas que exploram os efeitos cognitivos da aquisição da leitura e escrita, incluindo memória de trabalho e alterações na percepção fonológica. Entretanto, há uma lacuna nas pesquisas sobre como a aquisição da leitura e escrita afeta o conhecimento linguístico da sintaxe. Evidências recentes revelam distinções entre a linguagem falada e a escrita, com esta última exibindo maior complexidade.

Diferentemente das suposições anteriores, estudos indicam que falantes nativos de um idioma não necessariamente convergem para a mesma gramática. Esta edição especial busca explorar como a aquisição da leitura e escrita influencia a representação mental das construções linguísticas e ressalta o profundo impacto linguístico em falantes de línguas com sistemas de escrita. A relevância prática reside em aumentar a conscientização sobre os efeitos da leitura e escrita, avaliar criticamente a educação em relação ao analfabetismo e incentivar a reavaliação das teorias existentes. Adicionalmente, essa edição aborda a escassa atenção ao analfabetismo na pesquisa linguística e psicolinguística, desafiando a hipótese de convergência. Estudos com analfabetos revelam diferenças individuais significativas no conhecimento gramatical da língua materna, questionando como definimos o falante nativo e por que o foco frequentemente se concentra em conceitos estranhos. Essas descobertas têm implicações para a educação em língua materna e segunda língua.

Este número reunirá pesquisadores que investigam os efeitos da leitura e escrita, bem como as populações analfabetas, examinando como a leitura e escrita (aquisição ou exposição à escrita) influenciam o conhecimento linguístico e como isso leva a diferenças individuais, especialmente nos domínios da sintaxe ou da lexicogramática, tanto na aprendizagem de língua materna quanto segunda língua em contextos de baixa alfabetização ou analfabetismo. Além disso, enfocará métodos eficazes para o ensino da leitura e escrita (como lidar com a ansiedade dos alunos, desenvolver ou aprimorar materiais de ensino eficazes para educadores e alunos etc.). Por fim, acolherá estudos fenomenológicos que exploram as experiências de indivíduos analfabetos durante o processo de aquisição da leitura e escrita, bem como discussões e relatórios de pesquisa relacionados a essas questões.

Estamos interessados em reunir pesquisadores em diferentes estágios de suas carreiras e suas pesquisas originais ou replicadas que abordem os seguintes aspectos:

  1. O impacto da leitura e escrita (aquisição ou exposição à escrita) nas representações mentais de sintaxe/lexicogramática em falantes de língua materna ou segunda língua, e as consequentes diferenças individuais no conhecimento linguístico.
  2. Métodos eficazes para o ensino da leitura e escrita, incluindo estratégias para lidar com a ansiedade, abordagens para ensinar sistemas de escrita e outras considerações relevantes.
  3. Estudos fenomenológicos que exploram as experiências de indivíduos analfabetos à medida que embarcam no processo de aquisição da leitura e escrita. Critérios de Seleção:

Critérios de Elegibilidade

Estamos abertos a contribuições de acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais nas áreas de linguística, estudos de alfabetização, educação e disciplinas afins. Para garantir que as contribuições estejam alinhadas com o foco da nossa edição especial, estabelecemos os seguintes critérios de elegibilidade:

  1. Relevância para o tema: Os manuscritos devem explorar os impactos da aquisição da leitura e escrita ou do analfabetismo, investigando como isso afeta a competência linguística e as diferenças individuais no conhecimento linguístico (ou seja, sintaxe ou lexicogramática) na aprendizagem de língua materna e segunda língua. As submissões também podem se concentrar em métodos eficazes para o ensino da leitura e escrita, experiências de indivíduos analfabetos enquanto adquirem a leitura e escrita, ou estudos fenomenológicos relacionados ao analfabetismo.
  2. Originalidade e ineditismo: Aceitamos somente trabalhos originais e ainda não publicados. As submissões não devem ter sido previamente publicadas em nenhuma revista ou conferência, e não devem estar sob consideração para publicação em outros locais durante o processo de revisão.
  3. Formatação e citação: Todos os manuscritos devem seguir as diretrizes de formatação estabelecidas pela Cadernos de Linguística". Os autores devem aderir ao limite de palavras especificado abaixo e incluir citações precisas e consistentes para todas as fontes citadas. A formatação das citações deve seguir o estilo unificado de linguística. Para obter informações gerais, consulte o link fornecido aqui.
  4. Considerações éticas: Para estudos envolvendo indivíduos analfabetos, os autores devem garantir o cumprimento das diretrizes éticas e obter o consentimento informado adequado dos participantes. O tratamento ético dos indivíduos e a confidencialidade dos dados pessoais devem ser abordados com cuidado.
  5. Rigor acadêmico: As submissões devem demonstrar rigor acadêmico por meio de pesquisa empírica, análises teóricas ou aplicações práticas. Incentivamos as submissões que oferecem evidências robustas e apresentam novas ideias sobre os impactos da aquisição da leitura e escrita na aprendizagem de línguas e na competência linguística.
  6. Idioma: Os manuscritos podem ser submetidos em inglês e devem ser escritos em inglês para garantir uma comunicação eficaz.
  7. Ciência aberta: Como parte de uma iniciativa de ciência aberta, todos os dados, códigos ou materiais utilizados devem estar publicamente disponíveis em um repositório de dados (por exemplo, OSF).

Datas Importantes

  • Prazo para envio de resumos: 1º de outubro de 2023
  • Notificação de aceitação de resumos: 15 de outubro de 2023
  • Prazo para envio dos manuscritos completos: 1º de fevereiro de 2024
  • Período de avaliação e revisões: Março a maio de 2024

Diretrizes para Submissão de Resumos:

Envie um resumo (200-250 palavras) descrevendo o objetivo do artigo, informações relevantes sobre o contexto e a metodologia, e como a submissão se encaixa na edição especial, juntamente com um título provisório. Os resumos podem ser submetidos através do seguinte link: https://forms.gle/4PRF56WcrkLvfTfT7.

Diretrizes para Submissão de Manuscritos:

Aceitamos contribuições originais e inéditas relacionadas aos temas do analfabetismo, conforme detalhado nesta chamada. Os manuscritos devem obedecer às seguintes diretrizes:

  • Os manuscritos devem ser enviados em formato .docx ou .odt.
  • A extensão do manuscrito deve estar entre 4000-5000 palavras para artigos de pesquisa (Tópico 1), e entre 2000-3000 palavras para os tópicos 2 e 3, excluindo a bibliografia.
  • Siga as normas de formatação da Cadernos de Linguística e o estilo unificado de citação para linguística.
  • O manuscrito deve incluir resumo, introdução, revisão da literatura, metodologia, análise, resultados e discussão, bem como conclusão. Para diferentes formatos de submissão, entre em contato com os editores.
  • Inclua um ORCID para todos os autores.

Processo de Revisão

Todas as submissões passarão por revisão de pares. Nosso objetivo é fornecer feedback construtivo e apoio aos autores ao longo de todo o processo de revisão.

Taxas de Publicação

Cadernos de Linguística não cobra nenhuma taxa de publicação por manuscritos aceitos na edição especial "Além das Letras: Perspectivas sobre os Impactos do Analfabetismo a partir da Linguística e Além". Estamos comprometidos em promover o acesso aberto à pesquisa e garantir que os autores possam compartilhar seu trabalho livremente. Todos os artigos publicados em Cadernos de Linguística estão disponíveis com acesso aberto para leitores em todo o mundo, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o engajamento global sem barreiras financeiras para os autores.

Informações de Contato:

Para dúvidas relacionadas a esta edição especial ou ao processo de submissão, entre em contato conosco através dos seguintes endereços de e-mail: tan.gedik@fau.de (Tan Gedik, PhD Researcher, FAU); leonarda.prela@fau.de (Leonarda Prela, PhD Researcher, FAU); vania.delagarza.espinosa@fau.de (Vania De la Garza, PhD Researcher, FAU).

Aguardamos com expectativa suas valiosas contribuições.

Mais notícias