Compartilhe
21.08.2025

Chamada: Historiografias contemporâneas

Título do número temático
Historiografias contemporâneas dos estudos linguísticos e do ensino de línguas: tradições, instrumentos e políticas em perspectiva histórica

Editores convidados

Apresentação da chamada
Este número temático objetiva reunir pesquisas que investiguem, sob diferentes perspectivas historiográficas, a trajetória de saberes e práticas relacionados à linguagem, às línguas e ao ensino linguístico.

As propostas poderão abordar objetos como gramáticas, dicionários, manuais didáticos, práticas pedagógicas, tradições teóricas, agentes e instituições, acervos e métodos, bem como políticas de preservação e difusão de fontes do conhecimento linguístico, sempre em articulação com seus contextos históricos e sociais.

Pretende-se valorizar a diversidade de fontes e orientações teórico-metodológicas, acolhendo estudos sobre gramaticografia, história da linguística e ensino de línguas em diferentes comunidades e grupos sociais, além de propostas epi/meta-historiográficas.

Ao promover o diálogo entre gerações, objetos e enfoques distintos, a coletânea de artigos busca contribuir para a compreensão crítica da produção e circulação de saberes sobre a linguagem e para o fortalecimento da Historiografia da Linguística, fomentando a consolidação de um campo de investigação em expansão e estimulando a interlocução entre pesquisadores de distintas tradições e formações historiográficas.

Ao reunir estudos que tratam da história dos saberes linguísticos e educativos, o número temático poderá orientar novas pesquisas por meio da sistematização de conceitos e métodos aplicados à análise de instrumentos, instituições e políticas de linguagem.

Espera-se, ainda, que os artigos publicados ampliem a visibilidade da historiografia linguística no Brasil, fornecendo subsídios teóricos e documentais para discussões sobre ensino, formação docente e políticas públicas relacionadas às línguas. A diversidade de temas e objetos abordados poderá contribuir para o debate crítico sobre a memória e a legitimidade dos saberes que orientam o ensino linguístico em diferentes contextos.

Prazo para submissão de artigos
31 de janeiro de 2026

Mais notícias