Título do Número Temático
Linguística Cognitiva no mundo real: compreendendo processos sociais mediados pela linguagem
Editores Convidados
Maity Siqueira (UFRGS)
Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB)
Escopo da Chamada
Este número temático da Cadernos de Linguística convida à submissão de trabalhos que investiguem como os recursos figurativos da linguagem – tais como metáforas, metonímias, frames, esquemas de imagem, categorização e modelos cognitivos idealizados – operam na construção de discursos e narrativas sobre questões sociais e políticas contemporâneas.
A proposta busca reunir estudos que, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Linguística Cognitiva, analisem aspectos relevantes para a compreensão da linguagem em uso e/ou em contextos historicamente situados. Parte-se da premissa de que os mecanismos cognitivos que estruturam a linguagem não apenas organizam a comunicação, mas também moldam ativamente a forma como percebemos, interpretamos e nos posicionamos diante de temas como desigualdades sociais, conflitos políticos, lutas por direitos e disputas por reconhecimento.
Ao enfatizar a interface entre linguagem, cognição e sociedade, este dossiê tem como objetivo tanto fomentar reflexões teóricas e empíricas na abordagem da Linguística Cognitiva, quanto contribuir para o fortalecimento de uma abordagem crítica da área, voltada à análise dos processos sociais mediados pela linguagem
Procedimentos de Submissão
– Submissões devem ser feitas diretamente pelo sistema da revista:
https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/login
– Todos os artigos seguirão as normas editoriais da revista:
https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/about/submissions
– Todos os trabalhos passarão pelo processo de avaliação aberta, de acordo com as práticas da Ciência Aberta.
Cronograma
– 30 de dezembro de 2025: Prazo final para submissão de trabalhos.