Informações essenciais para submissão de artigos

Tipo de Trabalho

O manuscrito deve indicar, antes do título, a categoria na qual se enquadra, dentre aquelas aceitas por Cadernos de Linguística. A indicação é obrigatória e deve aparecer de forma explícita, em linha isolada, no início do texto, por exemplo: Tipo de Trabalho: Relato de Pesquisa.

Sobre Autor(es)

Para cada autor listado, inclua as seguintes informações: titulação, filiação (por extenso), departamento de vínculo, cidade, estado, e-mail, ORCID iD e, no caso de coautoria, os papéis de cada autor na produção do artigo, de acordo com a taxonomia CRediT.

Conflito de Interesse

Se algum dos autores tiver conflitos de interesse, estes devem ser declarados. Informações sobre conflitos de interesses estão dispostas na Política de Conflito de Interesses do periódico. Se não houver conflitos de interesse a declarar, a seguinte declaração deve ser fornecida, ao final do texto e antes das Referências, com o título Conflito de Interesses: O(s) autor(es) não tem/têm conflitos de interesse a declarar.

Link para Preprint

Os manuscritos submetidos a CadLin devem ser previamente depositados em um servidor de preprint que suporte comentários públicos. O DOI do preprint deve ser fornecido ao final do texto, antes das Referências, com o título Link para Preprint.

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os periódicos da Abralin exigem que os autores disponibilizem publicamente e sem restrições todos os dados, códigos e materiais necessários para replicar o estudo reportado. Quando restrições legais ou éticas específicas proíbem o compartilhamento público de um conjunto de dados, os autores devem indicar como outras pessoas podem obter acesso aos dados. Os autores devem fornecer uma Declaração de Disponibilidade de Dados, informando como acessar os dados, códigos e materiais associados ao manuscrito, incluindo DOI. Estudos feitos a partir de dados devem idealmente seguir um plano de gestão de dados previamente elaborado. Recomendamos o uso do DMPTool para a elaboração de um plano de gestão de dados eficiente. A Declaração deve ser fornecida ao final do texto, antes das Referências, com o título Declaração de Disponibilidade de Dados.

Para orientações sobre casos especiais — por exemplo, dados usados mas não integralmente compartilháveis, dados de terceiros, e fontes públicas na internet que podem mudar ou deixar de existir — consulte a Política de Disponibilização de Dados em Casos Especiais.

Modelos para a Declaração de Disponibilidade de Dados:

• O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo.

• Os dados, códigos e materiais que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis como “arquivos suplementares” no site da revista Cadernos de Linguística.

• Os dados, códigos e materiais que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis apenas para consulta em [site] através do link [listar recursos e URLs], mas não podem ser reutilizados [justificar].

• Os dados, códigos e materiais que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi]. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos acessíveis publicamente na internet: [listar recursos e URLs] [se for o caso].

• Os dados, códigos e materiais que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi], em formato que permite ser lido e processado automaticamente por computador. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos acessíveis publicamente na internet: [listar recursos e URLs] [se for o caso].

Declaração de Uso de IA

Os autores devem incluir uma declaração obrigatória sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) em seu manuscrito. Essa declaração deve ser inserida no final do texto, antes da seção de Referências, sob o título “Declaração de Uso de IA”.

Se ferramentas de IA foram utilizadas, os autores devem fornecer as seguintes informações:

  • Nome da ferramenta ou modelo de IA utilizado.
  • Finalidade do uso da ferramenta de IA, incluindo, mas não se limitando a: revisão e aprimoramento do texto (gramática, clareza, concisão), sugestões para estruturação do manuscrito, revisão e formatação de referências, análise e processamento de dados, geração de código para análise de dados, auxílio na revisão bibliográfica etc.
  • Grau de contribuição da IA para o trabalho.

Exemplo de declaração:
“Durante a preparação deste trabalho, os autores utilizaram [Nome da Ferramenta de IA] para [finalidade específica, por exemplo, revisão gramatical e formatação de referências], com contribuição [mínima/moderada/substancial]. Todo o conteúdo foi revisado e editado pelos autores, que assumem total responsabilidade pelo manuscrito.”

Note que os prompts utilizados no processo da pesquisa e na confecção do manuscrito devem ser compartilhados publicamente e o link ser informado na seção “Declaração de Disponibilidade de Dados”.

Se nenhuma ferramenta de IA foi utilizada, os autores devem incluir a seguinte declaração:
“Os autores declaram que nenhuma ferramenta de IA foi utilizada na criação deste manuscrito nem em qualquer aspecto dos trabalhos realizados cujo resultado está reportado no manuscrito.”

Essa exigência garante transparência no uso de IA e preserva a integridade da pesquisa acadêmica. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, independentemente do uso de ferramentas de IA.

Ao seguir essas diretrizes, Cadernos de Linguística se alinha aos padrões éticos adotados por periódicos científicos reconhecidos, promovendo a transparência e a responsabilidade no uso da IA em publicações acadêmicas.

Para mais informações, consulte as Diretrizes sobre o uso de IA.

Ética (se aplicável)

Estudos que envolvem seres humanos devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado, e os autores devem incluir uma declaração no texto do artigo detalhando essa aprovação, incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência da aprovação. A identidade do sujeito da pesquisa deve ser anonimizada sempre que possível. Para pesquisas envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus responsáveis legais).

Pré-Registro de Pesquisa (se aplicável)

Na submissão do manuscrito, os autores devem indicar se a pesquisa conduzida foi ou não pré-registrada em um repositório institucional independente. Se foi pré-registrada, informar se o pré-registro incluiu ou não um plano de análise. Se houve o pré-registro da pesquisa, com ou sem um plano de análise, o autor deve confirmar que o estudo foi registrado antes de realizar a pesquisa, com links para os pré-registros datados. Se houve alterações no plano de análise após o pré-registro (quando houver plano), estas alterações devem ser informadas, com explicação para as mudanças, distinguindo claramente no texto as análises que foram pré-registradas daquelas que não foram, e mantendo seções separadas nos resultados para análises confirmatórias e exploratórias.

Essas informações devem ser fornecidas ao final do texto, antes das Referências, com o título Pré-Registro de Pesquisa.

Fontes de financiamento (se aplicável)

Os autores são obrigados a declarar o apoio que receberam para realizar sua pesquisa. A declaração de fontes de financiamento reconhece as contribuições dos financiadores, atende aos requisitos de financiamento e promove maior transparência no processo de pesquisa. Indique claramente o nome da agência de financiamento e o número do processo. Alunos de pós-graduação com bolsa que estejam submetendo trabalho vinculado à dissertação/tese devem indicar, no formulário de submissão e nesta seção, o órgão de fomento que concede/concedeu a bolsa.

Transparência de Relato (recomendável)

Cadernos de Linguística recomenda fortemente o uso de checklists de relato adequados ao tipo de estudo (por exemplo, STROBE, COREQ, PRISMA, SRQR, TIDieR), a fim de favorecer clareza, comparabilidade e reprodutibilidade. Indicamos consultar a página com orientações detalhadas, exemplos e links oficiais: Transparência de Relato e Checklists.

Cadernos de Linguística apoia o movimento Ciência Aberta

Colabore com a revista.

Envie seu trabalho