Processo de Avaliação

Nossa equipe editorial garante um processo de avaliação de alta qualidade, rigoroso e eficiente para todos os manuscritos submetidos a Cad_Lin. Os editores e pareceristas são especialistas no tema do manuscrito, com experiência necessária para avaliar o trabalho. Os pareceres são cuidadosamente verificados para garantir que forneçam aos autores uma avaliação construtiva da validade e qualidade dos manuscritos. 

O processo de avaliação por pares de Cad_Lin é aberto, visando a total transparência sobre a tomada de decisões, a mitigação de questões que contribuem para o viés editorial e o reconhecimento dos pareceristas pelo importante trabalho que realizam. Os pareceristas que aceitam a tarefa de contribuir para a revista são devidamente informados sobre o processo de revisão transparente e concordam com a publicação de seus parecereces, devidamente associados a seus nomes.

Os manuscritos aceitos são publicados com pareceres e respostas dos autores; serão atribuídos a cada uma dessas publicações um DOI individual. Os pareceristas mantêm os direitos autorais dos pareceres emitidos e consentem que Cad_Lin publique os pareceres usando uma Dedicação ao Domínio Público, que permite que o parecer seja reutilizado livremente por qualquer pessoa para qualquer finalidade.

A revisão por pares aberta não significa que os pareceristas devem contatar os autores diretamente, ou que os autores devem contatar os revisores. Toda comunicação entre autores e pareceristas acerca do manuscrito em avaliação deve ser feita exclusivamente através do sistema do periódico.

Cad_Lin valoriza o debate público em preprints antes da submissão ao periódico. Para facilitar o uso dessas informações em nosso processo de revisão por pares, deixamos nossos editores e revisores cientes de comentários relevantes feitos no preprint, de maneira que possam incluí-los em sua avaliação, conforme julgarem apropriado.

Os pareceres geralmente são estruturados da seguinte maneira:

    1. Um resumo do parecer (em duas ou três frases), capturando as principais conclusões da avaliação de maneira concisa e acessível a um público amplo.
    2. Uma parecer público, detalhando os pontos fortes e fracos do trabalho e discutindo se as afirmações e conclusões dos autores se justificam a partir dos dados e das análises apresentadas.
    3. Se necessário, recomendações para os autores, indicando de que maneira o trabalho pode e/ou sua apresentação podem ser fortalecidos.

Decisão e etapas subsequentes

A equipe editorial da revista realiza uma verificação inicial de qualidade para identificar possíveis problemas, como conflito de interesses, conformidade com políticas editoriais, requisitos de formatação e padrões éticos. As submissões podem ser rejeitadas ou devolvidas aos autores para alterações ou esclarecimentos nesta fase.

Se o manuscrito for enviado para avaliação, um editor especialista na área do manuscrito será designado para gerenciar o processo de avaliação. O editor fará uma leitura inicial do manuscrito e poderá solicitar revisões ou rejeitar a submissão antes mesmo de iniciar o processo de avaliação por pares. Qualquer decisão será comunicada aos autores, com a devida justificativa. O processo de avaliação por pares requer minimamente a participação de dois pareceristas. Os pareceristas são recrutados entre especialistas na área. Editores e pareceristas não têm relação com os autores e/ou pesquisas que possam afetar a objetividade do processo de avaliação. Os pareceristas são solicitados a enviar uma avaliação independente no prazo de duas semanas, contado a partir da aceitação da tarefa.

Após a emissão dos pareceres, cabe ao editor validar as recomendações feitas pelos pareceristas para rejeitar, revisar ou aceitar o manuscrito. Se o editor responsável discordar da recomendação final de um parecerista, seja para rejeitar ou aceitar o manuscrito, poderá solicitar avaliações de pareceristas adicionais.

O tempo médio para emissão da primeira decisão é de cerca de 4 semanas, mas esse tempo pode variar a depender dos trabalhos individuais de cada parecerista. As decisões são comunicadas ao autor correspondente em uma carta formal, enviada por e-mail, juntamente com os pareceres e outras informações importantes relativas ao processo editorial.

É prerrogativa dos editores-chefes da revista solicitar revisões adicionais do manuscrito e anular a aceitação ou rejeição feita após o processo avaliativo, embora isso raramente aconteça. Esse poder decisório faz parte das políticas editoriais de Cad_Lin, com as quais todos os autores concordam antes de submeterem um manuscrito e todos os editores responsáveis e pareceristas concordam antes de aceitarem contribuir com o periódico. Todas as submissões a Cad_Lin estão sujeitas aos mesmos processos e políticas editoriais.

Decisão Editorial - Revisões

Se o editor achar que o manuscrito tem potencial para ser publicado, mas requer alterações, os autores serão convidados a revisá-lo. Os autores terão 15 dias para reenviar o manuscrito revisado. Se os autores decidirem prosseguir com uma revisão, publicaremos os pareceres na plataforma de preprint em que o manuscrito foi depositado. Os autores devem enviar uma resposta aos pareceristas, resumindo quais alterações foram feitas no manuscrito. Os manuscritos revisados ​​devem ser postados tanto como uma nova versão de preprint quanto no sistema do periódico.

Na maioria dos casos, o manuscrito revisado é reatribuído aos pareceristas originais para que avaliem se as solicitações de revisão foram atendidas. O editor pode, opcionalmente, tomar uma decisão com base em sua própria avaliação do manuscrito revisado e na resposta aos pareceristas, ou solicitar novas avaliações de revisores externos.

Decisão Editorial - Aceitar

Se os pareceristas endossarem a publicação do manuscrito em sua forma atual, emitirão um parecer final, concluindo a sua participação no processo de avaliação.

O editor responsável pode aceitar a versão final do manuscrito ou solicitar alterações adicionais conforme necessário.

A aceitação pelo editor responsável move o artigo para a fase final de validação, durante a qual a equipe editorial realiza verificações técnicas e de qualidade finais, incluindo se a revisão foi realizada adequadamente. Se o manuscrito apresentar problemas nas verificações finais, ele pode ser enviado novamente para avaliação ou ser rejeitado.

Decisão Editorial - Rejeitar

Se os pareceristas decidirem que o artigo não é apropriado para o CadLin, o editor responsável elaborará uma carta de decisão que explica os motivos da rejeição: esta carta também incluirá os pareceres emitidos. Esperamos que os autores cujos artigos não sejam aceitos considerem construtivas as revisões e adequadas para serem postadas na plataforma de preprint em que o manuscrito foi depositado.

No entanto, estamos cientes de que alguns autores possam relutar em participar de um sistema que temem comprometer oportunidades de publicar em outro periódico o trabalho rejeitado em Cad_Lin. Portanto, daremos aos autores a opção de adiar a publicação de nossos pareceres até que seu artigo seja aceito para publicação em outro periódico. Como todos os pareceres serão publicados publicamente, esperamos que a maioria dos autores aborde essa questão ou quaisquer outras questões que envolvam o processo de avaliação de Cad_Lin antes de qualquer tomada de decisão.

Viés implícito

O viés implícito (associações inconscientes que afetam nossas ações) tem repetidamente demonstrado influenciar as decisões na publicação acadêmica, especialmente com relação ao gênero do autor, estágio da carreira, nacionalidade e outros grupos sociais. Para ajudar a aumentar a conscientização sobre o que é o viés implícito e como ele pode afetar o processo de revisão em Cad_Lin, incentivamos os editores e revisores a consultar recursos como Project Implicit e Outsmarting Implicit Bias.

Envolvimento de pesquisadores em início de carreira no processo de avaliação

Cad_Lin incentiva os editores a envolver pesquisadores em início de carreira no processo de avaliação de manuscritos, possibilitando assim a esses pesquisadores a oportunidade de ter uma experiência importante e enriquecedora para as suas carreiras. Para serem elegíveis, os pesquisadores devem ser doutores ou pós-doutorandos com pelo menos duas publicações em uma área de pesquisa dentro do escopo do artigo a ser revisado.

Cad_Lin também encoraja seus pareceristas a convidarem copareceristas para o trabalho editorial. Copareceristas são pesquisadores em formação ou em início de carreira, ou técnicos especialistas, que avaliam um artigo conjuntamente com o parecerista convidado para o trabalho editorial. Esta é uma oportunidade de experiência e aprendizado. Além disso, como os pareceres de Cad_Lin são publicados com DOI exclusivo, essa atividade conta também como produto acadêmico para o currículo. Para mais informações sobre corevisão, consulte a nossa Política de Corevisão.

Cadernos de Linguística apoia o movimento Ciência Aberta

Colabore com a revista.

Envie seu trabalho