Compartilhe

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O manuscrito foi previamente depositado em um servidor de preprint que suporta comentários públicos. O DOI para o preprint será informado.
  • Os dados, métodos analíticos e materiais de pesquisa utilizados no manuscrito são transparentes e disponibilizados publicamente, possibilitando a replicação do estudo.
  • Os autores observaram todos os princípios de ética em pesquisa descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Os autores concordam, no caso de terem o artigo aceito para publicação, com a publicação dos pareceres e das respostas aos pareceres como material suplementar ao artigo publicado.

Diretrizes para Autores

Submissões Online

O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR". Após haver realizado esses passos, deve(m) ir para "SUBMISSÕES ATIVAS" e iniciar o processo de submissão através do link "CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO", no qual irá realizar os cinco passos básicos:

  1. Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está(ão) de acordo com as condições estabelecidas pela revista;
  2. Transferência de manuscrito: realizar a transferência de arquivo para o sistema.
  3. Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, tais como termo de aprovação do comitê de ética, instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si;
  4. Inclusão de metadados de submissão: título do trabalho, subtítulo (se houver), resumo, informações de autores e de coautores e palavras-chave.
  5. Confirmação: concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos descritos, o(s) autor(es) deve(m) aguardar o e-mail do editor. Essas são as etapas seguintes:

  1. Se o artigo estiver em conformidade com as normas da Revista, o mesmo será inserido no fluxo editorial. Caso o artigo não esteja em conformidade com as normas do periódico, explicitadas abaixo, ele será rejeitado. A motivação para a rejeição é enviada exclusivamente por e-mail. É de responsabilidade do(s) autor(es) manter o endereço de e-mail atualizado na plataforma e verificar sempre o e-mail, incluindo a caixa de spam, para acompanhar o recebimento de notificações. Por favor note que alguns servidores de e-mail (hotmail, uol) classifica mensagens do sistema OJS automaticamente como spam. Evite usar e-mail desses servidores ou configure o seu e-mail, de maneira a evitar isso. A Equipe Editorial não se responsabiliza por eventuais falhas de comunicação por motivos técnicos ou por inconsistência no cadastro de e-mail na nossa base de dados.
  2. Uma vez inserido o manuscrito no fluxo editorial, o(s) autor(es) deve(m) acompanhar as etapas de submissão pela plataforma.
  3. Ao entrar no fluxo editorial, o manuscrito será encaminhado para pelo menos dois pareceristas. Caso sejam solicitadas modificações no trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão), em prazo de 15 dias corridos, contados a partir da data da "Decisão Editorial", efetuá-las e reenviar o trabalho, inserindo o arquivo no sistema por meio da aba "Avaliações".
  4. Caso os pareceres sejam contraditórios, um parecerista adicional será escolhido pelo Editor para avaliar o trabalho.
  5. Quando o processo de avaliação for concluído, a comissão editorial enviará uma decisão formal aos autores. 
  6. Caso o artigo seja aceito para publicação, mas modificações na versão final do trabalho sejam solicitadas, o(s) autor(es) deverá(ão), em prazo de 5 dias corridos contados a partir do pedido de modificações, efetuá-las e reenviar o trabalho para a revista, inserindo o arquivo no sistema abrindo uma nova conversa em "Discussão da avaliação".

Informações Gerais

  1. As submissões são avaliadas pela equipe editorial Revista Cad_Lin.
  2. Os autores devem avaliar se algum dos roteiros propostos pela Equator Network é aplicável ao manuscrito submetido. Na submissão do manuscrito, os autores devem confirmar que avaliaram os roteiros, reportar se algum roteiro é relevante para o trabalho a ser submetido, e confirmar, nesse caso, que adotaram o referido roteiro no manuscrito. O periódico verificará se o roteiro adequado foi adotado e seguido. O não cumprimento desta exigência pode resultar na não publicação do artigo.
  3. Antes de submeter os trabalhos, os autores se comprometem a realizar uma criteriosa revisão textual. Os autores devem assumir os problemas textuais presentes nos textos submetidos e se responsabilizar pelo conteúdo dos artigos. Os editores e/ou avaliadores da Revista não farão qualquer tipo de revisão textual.
  4. O manuscrito submetido deve citar e referenciar todos os dados, códigos de programas e outros materiais que foram utilizados ou gerados na pesquisa. 
  5. Os autores que submeterem seus trabalhos estarão automaticamente declarando que foram observados os princípios éticos, bem como cumpridas as exigências legais relativas à ética em pesquisa tanto do país em que mantêm seu vínculo institucional como daquele em que vivem as pessoas participantes da pesquisa. Verificar a seção "Ética em pesquisa" abaixo para mais detalhes.
  6. Todos os autores deverão obter gratuitamente o identificador ORCID e deverão se registrar no sistema da Revista Cad_Lin, preenchendo todo o perfil, incluindo ORCID e endereço institucional.
  7. Cad_Lin está comprometida com as práticas estabelecidas pelas diretrizes da Ciência Aberta. O processo de avaliação de Cal_Lin é aberto e transparente: o(s) autor(es) e os revisores não são anônimos uns para os outros. Pareceres, juntamente com comentários feitos a eles, serão publicados como material suplementar ao artigo, caso o artigo seja aceito para publicação. Além disso, os nomes dos pareceristas serão registrados no artigo publicado. Ao submeterem seus trabalhos a Cad_Lin, o(s) autor(es) estarão automaticamente declarando que concordam com essas práticas.
  8. A Associação Brasileira de Linguística é signatária da Iniciativa de Helsínquia sobre o Multilinguismo na Comunicação Científica. Os signatários desta iniciativa apoiam a promoção da diversidade linguística através da publicação de resultados de investigação na língua de seus autores. Nesse sentido, Cad_Lin recebe submissões em qualquer língua. No caso de textos escritos em línguas que não sejam o português e o inglês, os autores devem indicar uma lista de pelo menos cinco possíveis pareceristas, com respectivos e-mails, website e links de artigos recentes na área de seu trabalho. 
  9. Cad_Lin procura publicar pesquisas que apresentam uma narrativa integral de seu processo. Os autores não devem se sentir pressionados a apresentar achados inesperados como se fossem esperados. Se os resultados não suportam uma hipótese, os autores devem simplesmente declarar isso. Embora não seja obrigatório, tem-se observado que autores se beneficiam do pré-registro de estudos e planos de análise, uma vez que esse procedimento permite expressar claramente as hipóteses iniciais.
  10. Artigos aceitos para a Revista Cad_Lin podem vir acompanhados de selos do Center for Open Science que reconhecem a prática científica aberta: (a) dados disponíveis publicamente, (b) materiais disponíveis publicamente, (c) códigos analíticos abertos, (d) planos de pesquisa pré-registrados. Caso deseje obter mais informações de como obter um selo de prática de ciência aberta, leia a seguinte documentação. Para solicitar a inclusão de um dos referidos selos no artigo a ser publicado, os autores devem preencher o Formulário de Requisição de Selo de Divulgação de Práticas Abertas, disponível aqui.

Ética em Pesquisa

Cad_Lin apoia os princípios da declaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comitê sobre Ética na Publicação – COPE. Em particular, é importante que os autores considerem as seguintes pontos:

  1. Autoria. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não terem sido publicados ou submetidos a nenhum outro periódico ou livro. No momento da submissão, o(s) autor(es) deve(m) manifestar concordância com a declaração que explicita essa norma. A autoria deve ser creditada exclusivamente àqueles que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento do trabalho submetido, seguindo as diretrizes da taxonmia CRediT
  2. Plágio. Cad_Lin faz uso de programas que detectam similaridade de conteúdo/plágio (Plagium e iThenticate), em duas fases: antes do início da avaliação e após o aceite do manuscrito. Trabalhos podem ser rejeitados em qualquer fase do processo editorial a partir da consideração qualitativa de resultados dos referidos programas. Antes disso, o resultado da análise automática será enviado aos autores para que tenham a oportunidade de esclarecerem as similiaridades encontradas. No que diz respeito ao reciclagem textual, Cad_Lin adota a TRRP Policy for Text Recycling, que deve ser considerada antes da submissão de um manuscrito.
  3. Uso de IA. Os autores são obrigados a revelar o uso de inteligência artificial em seu trabalho, explicando detalhadamente como a IA foi empregada e assumindo a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito. A equipe editorial de Cad_Lin realizará uma análise minuciosa dos manuscritos submetidos em relação ao conteúdo gerado por IA, utilizando as ferramentas disponíveis no momento. Leia na integridade as Diretrizes para o uso de IA de Cad_Lin.
  4. Conflito de interesses. Os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores. Leia na íntegra a Política de Conflitos de Interesse de Cad_Lin. Se não houver conflitos de interesse a declarar, a seguinte declaração deve ser fornecida: O(s) autor(es) não tem/têm conflitos de interesse a declarar. Caso exista algum conflito de interesse, a seguinte declaração deve ser fornecida Os autores declaram os seguintes interesses que podem ser considerados potencialmente conflitantes: [LISTAR].
  5. Pesquisa com Seres Humanos. A pesquisa envolvendo seres humanos deve ter sido realizada de acordo com os princípios delineados pelo Relatório Belmont. Estudos que envolvem seres humanos devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado e os autores devem incluir uma declaração no texto do artigo detalhando essa aprovação, fornecendo o nome do comitê de ética e o número de referência da aprovação. A identidade do sujeito da pesquisa deve ser anonimizada sempre que possível. Para pesquisas envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus responsáveis legais).

Transparência de Dados, Métodos Analíticos (Códigos), e Materiais de Pesquisa

A política de Cad_Lin é publicar artigos apenas se os dados, métodos utilizados na análise e os materiais utilizados para realizar a pesquisa estão documentados de forma clara e precisa e estão maximamente disponíveis para qualquer pesquisador para fins de reprodução dos resultados ou replicação do procedimento. Todos os materiais que respaldam as alegações feitas pelo autor devem ser disponibilizados pelo periódico antes da publicação. O periódico verificará se os resultados são replicáveis usando os dados do autor e os métodos de análise. A falha na replicação nesta fase pode resultar que o artigo não seja publicado.

  1. Os autores que reutilizarem os dados disponíveis de repositórios públicos devem fornecer códigos de programa, scripts para pacotes estatísticos e outra documentação suficiente para permitir que um pesquisador informado reproduza com precisão todos os resultados publicados.
  2. Os periódicos da Abralin exigem que os autores disponibilizem publicamente e sem restrições todos os dados, códigos e materiais necessários para replicar o estudo reportado. Quando restrições legais ou éticas específicas proíbem o compartilhamento público de um conjunto de dados, os autores devem indicar como outras pessoas podem obter acesso aos dados. Nesta seção, os autores devem fornecer uma Declaração de Disponibilidade de Dados, fornecendo informações sobre como acessar os dados, códigos e materiais associados ao manuscrito, incluindo DOI.
  3. Os autores que utilizam dados originais devem idealmente seguir um plano de gestão de dados previamente elaborado. Recomendamos o uso do DPMTool para a elaboração de um plano de gestão de dados eficiente. Além disso, recomendamos que sejam observadas as 10 Things for Curating Reproducible and FAIR Research. Os autores que utilizam dados originais devem:
    1. disponibilizar os dados em um repositório digital confiável (Nota: Se todos os dados necessários para reproduzir as análises relatadas aparecerem no texto, tabelas e figuras do artigo, então não precisam ser postadas em um repositório.)
    2. incluir todas as variáveis, condições de tratamento e observações descritas no manuscrito
    3. fornecer uma relação completa dos procedimentos utilizados para coletar, pré-processar, limpar ou gerar os dados
    4. fornecer códigos de programa, scripts, livros de códigos e outra documentação suficiente para reproduzir com precisão todos os resultados publicados
    5. fornecer materiais de pesquisa e descrição dos procedimentos necessários para realizar uma replicação independente da pesquisa publicada
  4. Em casos raros, apesar do melhor empenho dos autores, alguns ou todos os dados ou materiais não podem ser compartilhados por razões legais ou éticas. Nestes casos, os autores devem informar os editores sobre esta impossibilidade no momento da submissão. Isso será levado em consideração durante o processo de avaliação. Os autores são encorajados a antecipar o compartilhamento de dados e materiais no início de seus projetos antevendo esta finalidade. Entende-se que, em alguns casos, o acesso será autorizado sob restrições para proteger informação confidencial ou proprietária. Os editores podem autorizar exceções aos requisitos de acesso a dados e materiais, desde que os autores:
    1. expliquem as restrições no conjunto de dados ou materiais e como eles impedem o acesso público.
    2. forneçam uma descrição pública das etapas que outros deveriam seguir para solicitar o acesso aos dados ou materiais.
    3. forneçam software e outra documentação que reproduza com precisão todos os resultados publicados.
    4. forneçam acesso a todos os dados e materiais para os quais as restrições não se aplicam.
  5. Os dados, códigos de programa, material de pesquisa e outra documentação do processo de pesquisa deveriam ser disponibilizados através de um repositório digital confiável. Os repositórios confiáveis aderem a políticas que tornam os dados detectáveis, acessíveis, utilizáveis e preservados a longo prazo. Repositórios confiáveis também atribuem identificadores únicos e persistentes. O General Repository Comparison Chart e a FAIRsharing Collectiondesenvolveram uma ferramenta que os pesquisadores podem usar para tomar decisões sobre a seleção de um repositório geral. Os sites mantidos por autores não são compatíveis com este requisito.
    1. A divulgação destes materiais pode ser adiada até a publicação. Em circunstâncias excepcionais, os editores podem conceder um embargo da divulgação pública dos dados até, no máximo, um ano após a publicação.
    2. Os artigos aceitos para publicação não receberão uma data de publicação até que as condições acima tenham sido atendidas. Os autores são responsáveis por garantir que seus artigos continuem cumprindo estas condições. O fato de não o fazer pode levar a uma expressão editorial de preocupação ou à retração do artigo.

Política de Pré-registro de Estudos e de Planos de Análise

A política de Cad_Lin é publicar artigos onde os autores indicam se a pesquisa conduzida foi ou não pré-registrada, com ou sem um plano de análise, em um repositório institucional independente (por exemplo, ClinicalTrials.govAEA RCT RegistryOSFEGAP RegistryRIDIE). A inclusão de um plano de análise no pré-registro envolve a especificação da sequência de análises ou o modelo estatístico que será reportado. Um link para o pré-registro em um repositório institucional deve estar disponível para o periódico antes da publicação. O periódico verificará se o pré-registro respeita as especificações para o pré-registro e, em seguida, caso seja de interesse dos autores, fornece a certificação do pré-registro no artigo.

Se houve o pré-registro da pesquisa, com ou sem um plano de análise, o autor deve confirmar, na seção de Informações Complementares, que o estudo foi registrado antes de realizar a pesquisa, com links para os pré-registros datados no repositório institucional e que o pré-registro respeita os requisitos de divulgação do repositório institucional, reportar todas as análises pré-registradas no texto. Se houve alterações no plano de análise após o pré-registro, caso o pré-registro inclua planos de análise, estas alterações devem ser divulgadas, com explicação para as mudanças, distinguindo claramente no texto as análises que foram pré-registradas daquelas que não foram, e mantendo seções separadas nos resultados para análises confirmatórias e exploratórias.

Replicação

A política de Cad_Lin é incentivar a submissão de estudos de replicação, particularmente da pesquisa publicada neste periódico. Quando possível, os estudos de replicação são revisados em duas etapas seguindo o formato dos Relatos Registrados. Em particular, a primeira etapa da revisão é realizada antes da coleta dos dados ou, para os conjuntos de dados existentes, antes que os resultados sejam observados.

Na apresentação inicial, os autores devem informar, em carta de apresentação, que o manuscrito é uma apresentação do Relato Registado e confirmar que os dados não existem ou que os resultados não foram observados e incluir um manuscrito completo para o resumo, a introdução e os métodos sem as seções de resultados e discussão. Os métodos devem conter um plano de análise completo do que deveria ser incluído no artigo completo. Se a submissão passar pela revisão inicial, os autores receberão uma aceitação em princípio antes da coleta de dados ou análise dos resultados. Para a segunda etapa da avaliação, os autores enviam um manuscrito completo. Os pareceristas avaliam em que medida os autores seguiram o projeto e/ou análise pré-registado e avaliam os critérios relevantes para não resultados (por exemplo, verificações de manipulação) para confirmar se a pesquisa foi um teste efetivo da pergunta de pesquisa.

Brandt, et ai. (2014) apresentam diretrizes úteis para replicações convincentes. Cad_Lin incentiva os autores a abordar as replicações de maneira neutra em termos de valor. Se os resultados de um experimento não forem replicados, isso não significa que os resultados do experimento original devem ser considerados inválidos e certamente não implica que a equipe de pesquisa original tenha feito algo “errado”.

Preprint e Avaliação Comunitária

Os manuscritos submetidos a Cad_Lin devem ser previamente depositados em um servidor de preprint que suporte comentários públicos. Na submissão do artigo, deve ser informado o DOI do preprint.

Adotamos uma Política de Proteção de Scoop, o que significa que se outros pesquisadores publicarem resultados semelhantes após a submissão de um manuscrito a Cad_Lin, isso não constituirá motivo para rejeição da submissão. Esta política entra em vigor a partir do dia em que um manuscrito é publicado em um servidor de preprint reconhecido.

Tipos de contribuição

A revista Cadernos de Linguística aceita submissão de trabalhos nas seguintes categorias:

  1. Ensaio Teórico: Análise de construtos teóricos, discussão de temas e problemas fundamentos teoricamente, levando ao questionamento de modelos existentes, à reflexão crítica de temas ou conceitos, culminando em apontamentos que sugiram uma perspectiva crítica e inovadora no campo da Linguística e suas interfaces.
  2. Entrevista: Transcrição de conversa estruturada ou semiestruturada envolvendo um ou mais indivíduos que apresente dimensões anteriormente não articuladas, suplementares ou biográficas do pensamento crítico do(s) entrevistados, de sua prática, de sua obra etc.
  3. Estudo Piloto: Relato de estudo preliminar de pequena escala, originado a partir de investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica,.que visa investigar se os componentes cruciais de um estudo principal serão viáveis.
  4. Registro de Projeto: Descrição completa de um projeto de pesquisa, explicitando (i) o desenho da pesquisa e dos materiais de estudo; (ii) a pergunta da pesquisa e/ou hipótese, (iii) a descrição dos resultados variáveis e das variáveis indicadoras etc.
  5. Relato de Experiência: Relato completo e sucinto de experiência profissional, de relevância social e científica e com resultados ainda que parciais.
  6. Relato de Pesquisa: Relato final de trabalho originado a partir de investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica.
  7. Relato Registrado: Um formato de artigo empírico cuja proposta de estudo é revisada antes que a pesquisa seja realizada. As propostas pré-registradas que atendem a altos padrões científicos são então aceitas provisoriamente antes que os resultados sejam publicizados.
  8. Revisão de Literatura: Sínteses de pesquisas ou meta-análises, com uma avaliação crítica de material já publicado, explicitando possíveis lacunas e avanços na área em foco. Idealmente o texto deve descrever as bases de busca e critérios para a realização dessa busca, o período e os descritores considerados e o método de análise do material encontrado.
  9. Tutorial: Texto com objetivo de descrever, de maneira didática e através de exemplos, informações detalhadas para completar uma determinada tarefa.
  10. Replicação: Um estudo de replicação envolve a repetição de um estudo usando os mesmos métodos, mas com diferentes sujeitos e pesquisadores. Os pesquisadores aplicarão a teoria existente a novas situações, a fim de determinar se a generalização continua válida para diferentes sujeitos e variáveis.

Orientações para Submissão Inicial de Trabalhos

Cad_Lin apóia integralmente as políticas de submissão sem formatação obrigatória, visando agilizar o processo de preparação do manuscrito e permitir que os autores dediquem mais tempo à pesquisa.

Por favor, siga estas orientações para a submissão do seu artigo:

  1. Prepare o seu manuscrito como um único arquivo em formato Word ou PDF.
  2. Utilize qualquer layout ou formato desejado, incluindo figuras e tabelas dentro do texto.
  3. Certifique-se de que o texto seja legível e permita comentários.
  4. Mantenha um estilo de referência consistente e considere incluir DOIs nas referências.
  5. Atenda aos requisitos estabelecidos nas Diretrizes para Autores da revista, descritos acima.
  6. Forneça informações essenciais para a avaliação do artigo.

Caso o trabalho seja aceito para publicação, os autores devem submeter uma versão revisada do manuscrito de acordo com as regras de formatação da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.